Amazon exige o registro de marca dos afiliados para garantir segurança e proteção aos consumidores. Entenda a importância e os benefícios dessa medida para seu negócio online.
Quem vende na Amazon e tem registro de marca, de acordo com a própria gigante de tecnologia, usufrui de uma garantia de proteção e de segurança muito maior do que quem decide não registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Afinal, o registro adequado permite às marcas estarem de acordo com as políticas da Amazon, garantindo maior e melhor controle sobre o seu espaço dentro do marketplace e torna muito mais fácil a resolução de algum problema ou comunicação de irregularidades.
Fora isso, quem tem a marca registrada no INPI aumenta possibilidades dentro da plataforma, inclusive de personalização dos produtos comercializados.
Continue a leitura para conferir uma lista de vantagens e entender exatamente como agir.
Posso vender na Amazon sem registrar minha marca?
Pode, mas não ter o registro de marca não só é prejudicial para a reputação do negócio como atrapalha em outros quesitos.
Os consumidores preferem comprar de marcas registradas por trazer mais credibilidade e confiança, além disso, quem vende e tem o registro pode recorrer à Amazon com facilidade se precisar de suporte e conta com recursos oferecidos pela plataforma dos quais quem não tem o registro não consegue evoluir.
O registro ativo ou pendente – de marca comercial mista ou nominativa – costuma ser destacado como extremamente importante pela política da Amazon e, você deve saber, se pensa em fazer o seu, que a sua empresa deve estar inscrita no Instituto Nacional de Propriedade Industrial caso planeje vender exclusivamente no Brasil ou deve ter registro emitido por outros órgãos registradores para vendas no exterior.
E mais: imagem, descrição e nome da marca devem coincidir uns com os outros para que o cadastro na Amazon seja aceito.
Por que à AMAZON está exigindo o registro de marca?
A exigência representa maior garantia de segurança e proteção tanto da plataforma quanto das empresas e, principalmente, dos consumidores.
Uma vez tendo o registro, você:
- consegue se cadastrar como lojista no site;
- recebe acesso a ferramentas específicas para melhorar o seu catálogo de produtos e suas vendas;
- pode abrir “chamados de violação” para combater qualquer ameaça de cópia ou fraude com sua marca; e
- transmite mais confiança para os seus consumidores, que, uma vez familiarizados com as compras online, conseguem perceber com clareza quais marcas são e quais não são certificadas.
E quem informa tudo isso é a Amazon, viu? Através dos artigos publicados em suas páginas oficiais! Não custa lembrar que os outros marketplaces estão implementando a mesma politica de uso.
Agora, quais são os custos associados ao registro de marca?
Antes de tudo e ao contrário do que muita gente pensa, um certificado não precisa custar mais do que o bolso aguenta! Você pode obter o registro de marca online com empresas especializadas, pagando um valor único entre R$ 1.480 e R$ 2.590, dependendo do tamanho da sua empresa. Esse valor geralmente pode ser parcelado em até 12 vezes. O pedido de registro para o INPI acontece em até 24 horas e, depois, é só acompanhar o processo até a chegada do seu certificado de registro. Ele tem validade de 10 anos, e pode ser prorrogado de 10 em 10 anos!
Ainda não se convenceu de que a hora de fazer este investimento é agora? Siga adiante, para a leitura do próximo tópico.
Como o registro de marca impacta um negócio na AMAZON?
Quem vende na Amazon com um registro de marca devidamente efetivado ganha credibilidade, confiabilidade, reconhecimento, lucratividade e rentabilidade no dia a dia.
Soma-se a eles a facilidade de relacionamento com a plataforma caso seja necessário solicitar alguma ajuda ou solucionar algum problema.
E os benefícios se estendem para além da plataforma, já que o registro impede que qualquer outra empresa adote o nome e as características de uma que já existe e ajuda até mesmo caso venha a ser necessário vender a marca.
Quais os benefícios do registro de marca?
No geral, o registro de marca contribui para a credibilidade da empresa vendedora de produtos ou serviços e ainda impacta de outras formas, a exemplo das vantagens listadas abaixo.
- Muito mais destaque frente à concorrência
- Aumento da confiabilidade por parte dos consumidores e, consequentemente, aumento da atração e retenção de clientes
- Redução de gastos com anúncios patrocinados
- Maior lucratividade e rentabilidade
- Máximo reconhecimento, importantíssimo para vendas online
- Redução do chamado Custo de Aquisição de Clientes (CAC) porque, como a marca com registro tem mais credibilidade, ela precisa correr menos atrás de clientes e gasta menos em termos de CAC, consequentemente
Especificamente na Amazon, todos esses fatores levam, ainda, ao chamado “reconhecimento da marca” ou, em inglês, “brand awareness”, que representa quanto os consumidores e as pessoas que navegam na plataforma têm familiaridade com aquele(a) vendedor(a).
Então, como provar para a AMAZON a autenticidade da sua marca?
Cadastrar uma marca registrada no INPI no marketplace da AMAZON é um processo simples. Siga estas etapas se você for o proprietário da empresa e deseja vender seus produtos através do Marketplace. Anote!
- Faça seu login na Amazon.
- Busque pela área exclusiva para cadastro de marca.
- Informe o nome da marca registrada no INPI (situação ativa ou pendente).
- Insira também o número do processo de registro da marca no INPI.
- Forneça à plataforma fotografias que mostrem que o nome da marca aparece nos produtos ou, pelo menos, nas embalagens.
- Liste algumas categorias nas quais os produtos que você pretende vender vão se encaixar.
- Envie as informações e aguarde a nossa verificação.
- Atenda ou retorne ao contato do representante da Amazon que procurar por você.
- Informe o código de verificação recebido.
- Conclua o processo.
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