Amazon exige o registro de marca do afiliados

Marketplace - Amazon
Picture of MyCopyright® - INPI
MyCopyright® - INPI

Marcas & Patentes

Amazon exige o registro de marca dos afiliados para garantir segurança e proteção aos consumidores. Entenda a importância e os benefícios dessa medida para seu negócio online.

Quem vende na Amazon e tem registro de marca, de acordo com a própria gigante de tecnologia, usufrui de uma garantia de proteção e de segurança muito maior do que quem decide não registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Afinal, o registro adequado permite às marcas estarem de acordo com as políticas da Amazon, garantindo maior e melhor controle sobre o seu espaço dentro do marketplace e torna muito mais fácil a resolução de algum problema ou comunicação de irregularidades.

Fora isso, quem tem a marca registrada no INPI aumenta possibilidades dentro da plataforma, inclusive de personalização dos produtos comercializados.

Continue a leitura para conferir uma lista de vantagens e entender exatamente como agir.

Posso vender na Amazon sem registrar minha marca?

Pode, mas não ter o registro de marca não só é prejudicial para a reputação do negócio como atrapalha em outros quesitos.

Os consumidores preferem comprar de marcas registradas por trazer mais credibilidade e confiança, além disso, quem vende e tem o registro pode recorrer à Amazon com facilidade se precisar de suporte e conta com recursos oferecidos pela plataforma dos quais quem não tem o registro não consegue evoluir.

O registro ativo ou pendente – de marca comercial mista ou nominativa – costuma ser destacado como extremamente importante pela política da Amazon e, você deve saber, se pensa em fazer o seu, que a sua empresa deve estar inscrita no Instituto Nacional de Propriedade Industrial caso planeje vender exclusivamente no Brasil ou deve ter registro emitido por outros órgãos registradores para vendas no exterior.

E mais: imagem, descrição e nome da marca devem coincidir uns com os outros para que o cadastro na Amazon seja aceito.

Por que à AMAZON está exigindo o registro de marca?

A exigência representa maior garantia de segurança e proteção tanto da plataforma quanto das empresas e, principalmente, dos consumidores.

Uma vez tendo o registro, você:

  • consegue se cadastrar como lojista no site;
  • recebe acesso a ferramentas específicas para melhorar o seu catálogo de produtos e suas vendas;
  • pode abrir “chamados de violação” para combater qualquer ameaça de cópia ou fraude com sua marca; e
  • transmite mais confiança para os seus consumidores, que, uma vez familiarizados com as compras online, conseguem perceber com clareza quais marcas são e quais não são certificadas.

E quem informa tudo isso é a Amazon, viu? Através dos artigos publicados em suas páginas oficiais! Não custa lembrar que os outros marketplaces estão implementando a mesma politica de uso.

Agora, quais são os custos associados ao registro de marca?

Antes de tudo e ao contrário do que muita gente pensa, um certificado não precisa custar mais do que o bolso aguenta! Você pode obter o registro de marca online com empresas especializadas, pagando um valor único entre R$ 1.480 e R$ 2.590, dependendo do tamanho da sua empresa. Esse valor geralmente pode ser parcelado em até 12 vezes. O pedido de registro para o INPI acontece em até 24 horas e, depois, é só acompanhar o processo até a chegada do seu certificado de registro. Ele tem validade de 10 anos, e pode ser prorrogado de 10 em 10 anos!

Ainda não se convenceu de que a hora de fazer este investimento é agora? Siga adiante, para a leitura do próximo tópico.

Como o registro de marca impacta um negócio na AMAZON?

Quem vende na Amazon com um registro de marca devidamente efetivado ganha credibilidade, confiabilidade, reconhecimento, lucratividade e rentabilidade no dia a dia.

Soma-se a eles a facilidade de relacionamento com a plataforma caso seja necessário solicitar alguma ajuda ou solucionar algum problema.

E os benefícios se estendem para além da plataforma, já que o registro impede que qualquer outra empresa adote o nome e as características de uma que já existe e ajuda até mesmo caso venha a ser necessário vender a marca.

Quais os benefícios do registro de marca?

No geral, o registro de marca contribui para a credibilidade da empresa vendedora de produtos ou serviços e ainda impacta de outras formas, a exemplo das vantagens listadas abaixo.

  • Muito mais destaque frente à concorrência
  • Aumento da confiabilidade por parte dos consumidores e, consequentemente, aumento da atração e retenção de clientes
  • Redução de gastos com anúncios patrocinados
  • Maior lucratividade e rentabilidade
  • Máximo reconhecimento, importantíssimo para vendas online
  • Redução do chamado Custo de Aquisição de Clientes (CAC) porque, como a marca com registro tem mais credibilidade, ela precisa correr menos atrás de clientes e gasta menos em termos de CAC, consequentemente

Especificamente na Amazon, todos esses fatores levam, ainda, ao chamado “reconhecimento da marca” ou, em inglês, “brand awareness”, que representa quanto os consumidores e as pessoas que navegam na plataforma têm familiaridade com aquele(a) vendedor(a).

Então, como provar para a AMAZON a autenticidade da sua marca?

Cadastrar uma marca registrada no INPI no marketplace da AMAZON é um processo simples. Siga estas etapas se você for o proprietário da empresa e deseja vender seus produtos através do Marketplace. Anote!

  1. Faça seu login na Amazon.
  2. Busque pela área exclusiva para cadastro de marca.
  3. Informe o nome da marca registrada no INPI (situação ativa ou pendente).
  4. Insira também o número do processo de registro da marca no INPI.
  5. Forneça à plataforma fotografias que mostrem que o nome da marca aparece nos produtos ou, pelo menos, nas embalagens.
  6. Liste algumas categorias nas quais os produtos que você pretende vender vão se encaixar.
  7. Envie as informações e aguarde a nossa verificação.
  8. Atenda ou retorne ao contato do representante da Amazon que procurar por você.
  9. Informe o código de verificação recebido.
  10. Conclua o processo.

Explore as vantagens exclusivas para vendedores registrados, como a página “Brand Registry” e a ferramenta “Conteúdo A+”. Estas ferramentas auxiliam na criação de títulos e descrições para seus produtos. Experimente diferentes estratégias, monitore métricas e ajuste suas abordagens conforme necessário para otimizar os resultados.

Aplique as técnicas de SEO para a Amazon trazidas em outro artigo exclusivo da MyCopyright® – INPI na hora de publicar seus produtos e o sucesso estará garantido!

NÃO PERCA NENHUM DETALHE DO SEU
REGISTRO DE MARCA®

Acompanhe todo processo na palma de sua mão!

Playstore
App Store
Baixe Nosso Aplicativo

NÃO REGISTROU, TÁ ESPERANDO O QUÊ?

O que é preciso para registrar minha marca no INPI?

É realmente muito simples, clique no botão abaixo, dessa forma nossa equipe entrará em contato com você.