Muitos empreendedores, ao investirem anos de economias e dedicarem tempo e energia na criação de um novo negócio, de repente enfrentam o desafio de alguém copiar sua marca! Pior ainda: a pessoa que se esforçou não pode usar o nome do negócio, pois outra registrou a marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.
Essa situação não é exclusiva de novelas; é uma realidade dura. Existem vários casos de empresas perdendo o direito de usar sua marca porque outra pessoa fez o registro.
Antes de abordar a importância do registro imediato da marca ao criar o negócio, é crucial entender o que o registro implica. Ele formaliza a proteção do negócio e a propriedade da marca (nome e símbolo), respaldado pela Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial).
O registro de uma marca deve ser realizado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Vale ressaltar que esse procedimento difere do CNPJ. Com o certificado de registro, o empreendedor assegura os direitos de uso da marca, como se tivesse a escritura de um imóvel.
A marca é o maior patrimônio de sua empresa!
Você conhece o valor da marca Coca-Cola? E o Google? Ou mesmo a marca mais valiosa do mundo, a Apple? Esses números estão na casa dos bilhões. A marca representa um dos ativos mais significativos de uma empresa, sendo equiparada ao seu DNA, um indicador da qualidade do produto ou serviço oferecido.
Se a marca da sua empresa ou o domínio do seu site não estiverem devidamente registrados, ficam expostos a riscos como possíveis cópias, atividades de pirataria ou uso indevido. Além disso, já pensou que qualquer pessoa pode replicar a sua marca?Adicionalmente, há o risco de estar utilizando, sem saber, uma marca que já pertence a outra entidade. Caso a marca já tenha sido registrada por outra pessoa, você poderá ser obrigado a alterar a identidade da sua empresa, acarretando sérios prejuízos e desperdiçando anos de trabalho. Por essa razão, independente do porte da sua empresa, o registro da marca é fundamental para salvaguardar seu patrimônio.
Ter uma marca registrada oferece uma série de benefícios para o seu negócio. Neste sentido, apresentamos cinco deles para a sua consideração. Confira:
#01 – Evite cópias ou uso indevido
Pense na possibilidade de lançar uma marca no mercado, investir tempo e esforço dedicados, apenas para descobrir que está apostando em algo que não é seu. Se a marca da sua empresa não estiver devidamente registrada, há o risco de estar utilizando um nome que já pertence a outra pessoa.
Caso isso ocorra, mesmo que você esteja utilizando a marca há bastante tempo, não terá nenhum direito sobre ela, podendo enfrentar processos legais e ser obrigado a pagar indenizações por utilizar uma marca registrada de forma indevida.
Para evitar esse cenário desfavorável, é imprescindível registrar a sua marca! Ao registrar a sua marca, você assegura o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, dentro do seu segmento de mercado.
Em outras palavras, o registro da marca impede que outras empresas utilizem o mesmo nome sem a sua autorização. Por exemplo, se você possui uma pizzaria chamada Pizza Hut e registrou a marca, isso significa que nenhuma outra pizzaria pode utilizar esse mesmo nome, garantindo a exclusividade da sua marca. Portanto, não deixe de registrar a sua marca para proteger seus investimentos e evitar problemas legais no futuro.
#02 – Credibilidade de marca registrada®
Você já notou aquele pequeno símbolo de marca registrada (®) ao lado das marcas? Ele não é exclusivo apenas para grandes empresas; a sua marca também pode tê-lo, assim como a Coca-Cola, por exemplo.
Ao registrar sua marca, você tem a possibilidade de incluir o ®, proporcionando não apenas um diferencial, mas também adicionando valor ao seu empreendimento, produto ou serviço.
Essa prática não apenas transmite confiança, mas também destaca a origem e qualidade, fortalecendo a credibilidade da sua marca.
#03 – Marca registrada® é título de propriedade
Sua marca recebe um certificado de registro e ela passa a ser uma propriedade. Inclusive fica de herança, sabia?!
Pois é, sua marca poderá permanecer em sua família para sempre, pois o registro é válido por 10 anos e pode ser renovado quando completar esse período, ou seja, basta renovar que ela sempre será sua.
#04 – Franquia da marca registrada®
Se a sua marca registrada se consolidou no mercado, você pode pensar na possibilidade de franquear o seu negócio. Sim, somente quem já deu entrada no registro da marca é que pode franquear, expandindo e gerando ainda mais receita.
#05 – Licenciamento de uso da marca®
Imagine que sua marca vire uma febre nacional. Se você possuir o registro, você pode licenciar para que outras empresas explorem o uso dela, criando diversos produtos com sua marca e aumentando ainda mais seus rendimentos sem deixar de ser o proprietário da marca.
Por exemplo, a Disney licencia o uso do Mickey Mouse, por isso você vê vários produtos do Mickey pelo mundo inteiro.
Esses são apenas 5 dos inúmeros benefícios e vantagens de possuir o registro da sua marca. Não corra o risco de perder o maior patrimônio da sua empresa, registre sua marca antes que alguém registre e você tenha que começar tudo do zero.